MINI VENCE RALI DAKAR 2020 COM CARLOS SAINZ. 

CARLOS SAINZ (ESP) E O COPILOTO LUCAS CRUZ (ESP) VENCERAM O RALI DAKAR PELA TERCEIRA VEZ, TENDO ANTERIORMENTE CONQUISTADO A VITÓRIA EM 2010 E 2018. ASSIM A MINI CHEGA À QUINTA VITÓRIA NO ICÓNICO RALI. PARA A MINI E PARA A X-RAID, O PARCEIRO DA MINI MOTORSPORT, ESTE FOI O PRIMEIRO SUCESSO DESDE A SÉRIE DE VITÓRIAS CONJUNTAS, DE 2012 A 2015. 

Carlos Sainz (ESP) e o copiloto Lucas Cruz (ESP) venceram o Rali Dakar pela terceira vez, tendo anteriormente conquistado a vitória em 2010 e 2018. Em simultâneo, apresentaram o MINI com a sua quinta vitória no icónico rali de endurance. Para a MINI e para a X-raid, o parceiro da MINI Motorsport, este foi o primeiro sucesso desde a série de vitórias juntas, de 2012 a 2015. A dupla espanhola, no MINI John Cooper Works Buggy, terminou a prova 6 minutos e 21 segundos à frente do vencedor do ano passado, Nasser Al-Attiyah (QAT), após aproximadamente 7500 quilómetros pela Arábia Saudita, que acolheu o Dakar pela primeira vez. 

O recordista de vitórias no Dakar Stéphane Peterhansel (FRA) e o copiloto Paulo Fiúza (POR) terminaram a prova em terceiro lugar, 9 minutos e 58 segundos atrás de Sainz e de Cruz, para completar uma performance impressionante dos dois MINI JCW Buggies. As duas tripulações do MINI JCW Buggy venceram quatro etapas cada uma, enquanto os automóveis MINI foram os mais rápidos em nove dos doze dias. Vaidotas Zala (LTU) / Saulius Jurgelenas (LTU), num MINI JCW Rally, venceram a primeira etapa do Dakar em território da Arábia Saudita no dia de abertura. 

Sete das nove tripulações MINI que alinharam no início do Rali chegaram à meta em Al-Quiddiya (KSA), quatro delas entre as dez primeiras. Orlando Terranova (ARG) e Bernardo "Ronnie" Graue (ARG) terminaram a etapa nos três primeiros lugares em três dias, a caminho do sexto lugar na prova no MINI JCW Rally com tração integral. O favorito local, Yasir Seaidan (KSA), e o copiloto Alexey Kuzmich (RUS) terminaram a prova em nono lugar e terminaram a última etapa num excelente segundo lugar. Jakub "Kuba" Przygonski (POL) e o copiloto Timo Gottschalk (GER) viram as suas esperanças de um lugar no topo caírem por terra no dia de abertura, quando um problema técnico resultou numa perda de seis horas. Acabaram por terminar em 19.º lugar, a 8 horas, 35 minutos e 18 segundos do primeiro classificado. 

Os MINI alcançaram lugares no topo da classificação geral após cada uma das doze etapas da 40.ª edição do Rali Dakar. Zala e Jurgelenas começaram com uma vitória na etapa de abertura, após a qual Terranova e Graue ocuparam a liderança da classificação geral no segundo dia. Sainz e Cruz conquistaram a primeira vitória na prova na terceira etapa. Essa vitória levou-os à liderança da classificação geral – uma posição que mantiveram até ao final. 

"Estou feliz, muito feliz. Para obter este resultado foi necessário muito trabalho, treino físico e trabalho de teste com a equipa. A corrida foi fantástica para nós, pilotos, mas foi necessário trabalhar muito, desde o primeiro dia. É difícil de imaginar, mas foi um rali com o acelerador sempre a fundo desde a partida. Agora só quero desfrutar do sucesso."

Carlos Sainz

"Foi um Dakar um pouco estranho para mim. Decidimos trocar de copilotos no último minuto e em seguida fui diretamente para a corrida com o Paulo Fiúza. Estou feliz com o resultado. Terminámos a prova em terceiro lugar, o que é mais do que teríamos esperado no início. Os pilotos na frente foram muito rápidos e não cometeram erros de navegação. Fizemos o melhor que poderíamos ter feito."

Stéphane Peterhansel

"Em nome da família MINI, gostaria de felicitar Lucas Cruz e a equipa X-raid pela vitória no Rali Dakar 2020. Ao mesmo tempo, felicito também Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza por terem terminado no pódio. Infelizmente, este sucesso é ensombrado pelos trágicos acidentes que envolveram Paulo Gonçalves e Edwin Straver e que nos afetaram a todos profundamente. Desejamos muita força e coragem aos familiares e uma rápida recuperação a Edwin Straver. Os nossos pilotos e a equipa X-raid tiveram um desempenho extraordinário na Arábia Saudita, que acolheu o rali pela primeira vez, e foram recompensados pelo trabalho duro durante a preparação para o evento. O MINI John Cooper Works Buggy provou ser rápido e fiável no terreno muito exigente e desconhecido da prova. A quinta vitória da MINI no Dakar, e a primeira desde 2015, é um momento muito especial para todos nós."

Bernd Körber – Presidente da MINI

"Estamos absolutamente fascinados com este extraordinário resultado de equipa. Não estávamos à espera de terminar no primeiro e no terceiro lugares. Foi uma corrida fantástica, com muitas batalhas pela liderança. Carlos e Stéphane fizeram um trabalho excelente. A performance da nossa frota MINI JCW foi de um nível absolutamente elevado. Estamos muito felizes por termos finalmente vencido outro Dakar com os nossos MINIs, após tantos anos de tentativas. O facto de termos quatro MINIs nos dez primeiros e sete nos vinte primeiros classificados demonstra o quanto somos fiáveis. Agradeço aos nossos colaboradores e a todos os que acreditaram em nós e nos apoiaram – em especial, à MINI e aos nossos parceiros."

Sven Quandt – CEO da X-raid