ELETRIFICAÇÃO DA MOBILIDADE
A eletrificação da força motriz é a mobilidade do futuro. Apresentamos-te os diferentes sistemas MINI e fica a conhecer alguns dos termos comuns.
VEÍCULOS 100% ELÉTRICOS
ALIMENTADA POR LÍTIO
Os veículos elétricos a bateria são carregados através da ligação a uma fonte de alimentação externa e por regeneração de energia. Não requerem gasolina ou diesel, e, por isso, não produzem emissões de CO2.
FORÇA MOTRIZ.
A bateria de lítio de alta tensão (1) está disposta em forma de T e posicionada ao longo do comprimento do piso do veículo. O centro de gravidade é muito mais baixo do que com um MINI movido a combustão, para uma maior estabilidade e um comportamento de condução ágil.
O motor elétrico único (2) está localizado na dianteira e alimenta diretamente as rodas dianteiras. Debita praticamente a mesma potência que um MINI Cooper S a gasolina de 2.0 litros.
A transmissão e outros sistemas eletrónicos integrados (3) estão localizados na dianteira sob o capot do novo MINI Cooper SE 3 Portas. A porta de carregamento (4) está localizada na traseira, do lado direito, onde normalmente se situa a tampa do depósito de combustível dos MINI 3 Portas a gasolina.
A CONDUÇÃO.
DINÂMICO, MAS SUAVE.
O sistema totalmente elétrico MINI produz vibrações extremamente baixas e deixa-te deslizar pela cidade quase em silêncio.
RÁPIDO E DIRETO.
O MINI totalmente elétrico entrega-te imediatamente o binário máximo para proporcionar uma agilidade emocionante, com uma aceleração potente sem atrasos, sem interrupções da mudança de velocidades e uma condução de resposta rápida.
CONDUÇÃO COM UM PEDAL.
Podes conduzir quase inteiramente utilizando apenas o pedal do acelerador. Podes acelerar até à velocidade desejada. E podes regenerar a energia da tua bateria cada vez que levantares o pé para reduzires a velocidade ou parares.
REDUÇÃO DE CUSTOS.
Menos é mais com o MINI Cooper SE 3 Portas. Trata-se de não complicar o que é simples, com menos peças para manutenção e assistência do que um automóvel a combustão. E manter o teu automóvel nas melhores condições custa assim muito menos.
HÍBRIDOS PLUG-IN.
PHEV - A MELHOR COMBINAÇÃO ENTRE DUAS FORMAS DE ENERGIA.
Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) combinam um motor elétrico e um motor de combustão convencional.
O MINI Cooper SE Countryman ALL4 tem uma potência de 220 cv (162 kW). E a tecnologia de bateria de última geração permite-te conduzir de forma puramente elétrica e sem emissões. É ideal para conduzir eletricamente na cidade e utilizar o motor para distâncias mais longas.
Podes carregar comodamente numa tomada doméstica na tua casa ou no teu local de trabalho - ou num posto de carregamento público.
A FORÇA MOTRIZ REVOLUCIONÁRIA.
O motor TwinPower Turbo sob o capot (1) conduz as rodas dianteiras, com o depósito de combustível localizado na traseira (2).
No modo puramente elétrico, é a tração traseira - com o motor elétrico (3) localizado na traseira, que faz mover as rodas traseiras.
A bateria e os sistemas eletrónicos estão instalados sob os bancos traseiros (4).
CONDUÇÃO.
Fornecimento espontâneo de potência
Aceleração 0-100 km/h em apenas 7,3 segundos.
Recuperação ou regeneração da energia
É possível recarregar a bateria ao travar ou em marcha por inércia. A energia é "recuperada" e armazenada na bateria.
Sistema de tração integral ALL4
O sistema avançado ALL4 otimiza a tração e a estabilidade em condições atmosféricas e de pisos adversos, para que possas reagir de forma rápida e precisa em diferentes situações e pisos. O MINI Countryman Cooper SE pode utilizar as duas formas força motriz separadamente ou em conjunto, para criar uma potente tração às quatro rodas.
OUTROS CONCEITOS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.
Dois outros conceitos de mobilidade elétrica podem ser encontrados na estrada
VEÍCULOS MILD HYBRID.
A função de regeneração de energia recupera a energia que normalmente se perderia quando a velocidade é reduzida e redistribui-a para aumentar a potência do teu motor, ajudando-o a ter uma performance mais económica.
Não é possível carregar um veículo Mild Hibrid diretamente através de uma tomada doméstica ou de um posto de carregamento público.
VEÍCULOS ELÉTRICOS DE CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL - MOVIDAS POR HIDROGÉNIO.
Os automóveis com células de combustível de hidrogénio são movidos por um motor elétrico. A diferença, porém, é que eles próprios produzem eletricidade. Assim, ao contrário dos veículos elétricos e PHEVs, não obtêm a sua energia de uma bateria integrada recarregável. Em vez disso, os automóveis a hidrogénio têm, efetivamente, a sua própria central elétrica eficiente a bordo - a célula de combustível.
SUSTENTABILIDADE.
O nosso compromisso com a sustentabilidade é fundamental e pode ser claramente comprovado com a implementação de normas na avaliação do ciclo de vida dos veículos. Começando com os recursos utilizados, o consumo de energia, incluindo a reciclagem dos nossos veículos e materiais usados. O nosso objetivo é também garantir cadeias de valor sustentáveis, baseadas na utilização de matérias-primas recicláveis e renováveis - incluindo o fornecimento de energia.
Não se trata apenas da gestão de recursos, mas pretendemos também determinar a pegada de CO2 da cadeia de abastecimento de materiais ao celebrar contratos com fornecedores - e integrar medidas ao longo da cadeia de valor no que diz respeito à redução de emissões.
A pouco e pouco, o nosso caminho em direção a um futuro ambientalmente sustentável e livre de emissões está a tornar-se numa realidade.
QUEM SE PREOCUPA COM A SUSTENTABILIDADE?
A procura internacional pela mobilidade elétrica está a crescer diariamente e, com os nossos veículos e serviços sustentáveis e inovadores, oferecemos soluções de mobilidade elétrica eficazes para clientes particulares e empresariais. No entanto, a neutralidade climática e a mobilidade isenta de emissões só serão totalmente alcançadas através de uma variedade de tecnologias de tração elétrica. Por esse motivo, continuamos a impulsionar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível à base de hidrogénio para sistemas de propulsão com baixo teor de carbono.
Mas não é tudo. Os consumidores precisam de informação e conselhos que lhes permitam perceber a extensão do seu consumo de energia para
que possam compreender a forma como podem ajudar a melhorar o meio ambiente e a reduzir custos. Ao mesmo tempo, temos que trabalhar em parceria com organizações de utilidade pública para as ajudar a encontrar as melhores formas de gerir recursos renováveis para responder às exigências dos clientes e reguladores.