SUSTENTABILIDADE NA BMW.

Com uma estratégia sistemática de sustentabilidade, o BMW Group está a estabelecer novas referências na indústria automóvel.

Para o BMW Group, o prazer de conduzir vai muito além da mobilidade. Isto porque a sustentabilidade é uma questão fundamental para a BMW, na qual não fazemos concessões. Pelo contrário, estamos a entrar no futuro com uma estratégia completamente nova e consistente, que se estende além da nossa esfera de influência direta, e eleva a sustentabilidade a um nível totalmente novo.

Há anos e décadas que estabelecemos padrões significativos na avaliação do ciclo de vida dos nossos veículos - começando pelos recursos utilizados, passando pelo consumo de energia, até à reciclagem. Nos próximos anos continuaremos a expandir a nossa estratégia de eletrificação e oferecer 25 modelos elétricos em 2023.

No entanto, o objetivo da neutralidade climática e mobilidade isenta de emissões só poderá ser atingida mediante uma variedade de tecnologias de condução elétricas. Por esta razão, e de modo a assegurarmos uma maior flexibilidade no que respeita às necessidades dos nossos clientes, iremos continuar a seguir em frente com o nosso compromisso de desenvolver células de combustível de hidrogénio numa abordagem de tecnologia neutra. Já apresentámos o BMW i Hydrogen NEXT no IAA 2019. Na próxima fase, será apresentada uma série limitada do BMW i Hydrogen NEXT em 2022. Passo a passo, portanto, estamos a seguir novos caminhos para um futuro amigo do ambiente e isento de emissões. 

"NA BMW NÃO FAZEMOS SUSTENTABILIDADE. TORNAMOS A BMW SUSTENTÁVEL.

Oliver Zipse – Presidente do Conselho de Administração da BMW AG 

80%

de redução de emissões de CO2 geradas por veículo até 2030.

ESTABELECER O CAMINHO NA CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

Sabemos como pensar a sustentabilidade de forma holística. É por isso que damos a maior importância ao desenvolvimento e à produção dos nossos veículos. O nosso objetivo é uma cadeia de valor sustentável que cubra as suas próprias necessidades, com materiais reciclados e matérias-primas renováveis - incluindo o fornecimento de energia. É certo que ainda não chegámos lá - mas já alcançámos sucessos pioneiros no nosso percurso. Não é apenas a utilização dos recursos que tem um papel importante no modelo de negócios do BMW Group, mas também a redução das emissões de CO2. Devido ao aumento da proporção de veículos elétricos, à produção das suas baterias de alta tensão e à utilização intensiva da energia e de recursos que acarreta, temos que integrar particularmente medidas mais avançadas em conjunto com a cadeia de valor acrescentado no que respeita à redução do CO2. Entre as medidas para alcançar este objetivo, o BMW Group irá estabelecer a pegada de CO2 para o material da cadeia de fornecimento como critério a ser considerado na atribuição de contratos aos fornecedores e, assim, assumir um papel pioneiro como o primeiro fabricante automóvel com objetivos de CO2 específicos para a sua cadeia de fornecimento. Assim, se falharmos este objetivo, o aumento da eletrificação terá como consequência o aumento das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento. Estamos a iniciar a mudança e estabelecemos para nós próprios o objetivo de reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento em 2020, em 20% quando comparado com 2019. 

20%

de redução das emissões de CO2 por veículo produzidos na cadeia de fornecimento do BMW Group até 2030. Sem estas medidas, o aumento da eletrificação terá como consequência o aumento de 40% das emissões de CO2 por cada veículo produzido na cadeia de fornecimento. Estamos a iniciar esta mudança. 

PRODUÇÃO REDESENHADA.

Com a assinatura da Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa do Programa Ambiental das Nações Unidas em 2001, comprometemo-nos em manter os impactos ambientais e o consumo de recursos da nossa produção mundial no mais baixo nível possível. O BMW Group com os seus locais de produção e fábricas é já um exemplo na eficiência de recursos no que respeita à redução das emissões de CO2. Porque não queremos apenas fazer parte de um futuro sustentável, mas antes ser a força motriz que o rege. Estabelecemos, assim, os mais elevados objetivos na indústria para o ano de 2030. Para monitorizar e analisar as nossas medidas avançadas, introduzimos sistemas de gestão ambiental em todos os nossos locais de produção, que estão continuamente em desenvolvimento e otimização. Apenas assim podemos cumprir a ambição de poder demonstrar a eficácia dos nossos padrões e regulamentações.

Além da contínua expansão e utilização de energias renováveis e matérias-primas regenerativas na nossa produção, também estamos a estabelecer um caminho importante através das nossas operações de reciclagem. Atualmente, 99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de veículos por ano são reciclados e reutilizados. Estamos constantemente a trabalhar para elevar ainda mais esse nível.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS.

Madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC. 

O BMW Group trabalha em conjunto com o Forest Stewardship Council (FSC) e compromete-se ativamente com práticas florestais responsáveis e sustentáveis ao aderir a normas rigorosas. O friso decorativo do painel de instrumentos do BMW i3, por exemplo, é fabricado em madeira de eucalipto proveniente de plantações certificadas pelo FSC. 

Kenaf. 

A Kenaf é uma planta da família do hibisco com fibras que são utilizadas para várias aplicações comerciais. O interior do BMW i3 é fabricado em 30% de kenaf, estabelecendo, assim, padrões na produção automóvel no que respeita à implementação sustentável dos recursos. 

Borracha natural. 

Como o primeiro fabricante de automóveis mundial, o BMW Group está a começar a equipar os seus veículos com pneus fabricados em borracha natural sustentável. O BMW X5 xDrive45e híbrido plug-in (consumo de combustível combinado: 1,2 - 1,7 l/100km (WLTP), 1,6 - 2,1 l/100 km (NEDC); consumo de energia elétrica combinado: 24,3 - 27,7 kWh/100 km (WLTP), 23,2 - 25,2 kWh/100 km (NEDC); emissões de CO combinadas: 27 - 39 g/km (WLTP), 37 - 47 g/km (NEDC)), com jantes de 22 polegadas equipadas de série com pneus cujo conteúdo da borracha natural cresceu em conformidade com rigorosos padrões ambientais e sociais, é equipado com pneus certificados pelo FSC. Para este fim, o BMW Group colabora exclusivamente com a marca Pirelli. Em conjunto com representantes de instituições sociais e de processamento de borracha natural, fundámos a Global Platform for Sustainable Natural Rubber (GPSNR) - Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável em 2019. O objetivo é estruturar toda a cadeia de valor acrescentado da borracha natural de modo a uma visível sustentabilidade. 

Econyl. 

A reciclagem dos materiais primários representa uma medida importante na sustentabilidade holística dentro do BMW Group. Um bom exemplo do cumprimento dos nossos elevados padrões no que respeita à qualidade dos materiais reciclados é a utilização do Econyl. São fibras de nylon extraídas de resíduos de nylon de acordo com um processo especial e utilizadas, por exemplo, no fabrico de tapetes. Já utilizamos o Econyl na camada superior dos revestimentos do piso e também nos tapetes do BMW iX. 

Alumínio. 

Além do aço, o alumínio é o mais importante recurso de produção do BMW Group. Um valor igualmente elevado é atribuído a toda a cadeia de valor acrescentado em termos de eficiência relacionada com recursos e energia. Como membro fundador da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) - Iniciativa de Gestão do Alumínio, o BMW Group está envolvido ativamente num programa de certificação que, por exemplo, estabelece e promove a adesão a padrões sustentáveis entre os fornecedores de matérias-primas. Além disso, atualmente já utilizamos até 50% de alumínio secundário em componentes selecionados. 

99%

dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção de 2.5 milhões de veículos por ano são reciclados e reutilizados. 

RECICLAGEM COMO FATOR-CHAVE.

No caminho para uma produção sustentável, economizadora de recursos e preparada para o futuro, a reciclagem de materiais é um fator essencial ao qual damos a maior importância. Além do planeamento inteligente dos nossos produtos, a reutilização de materiais na forma de substâncias recicladas também está firmemente estabelecida na nossa cadeia de valor acrescentado. Em suma, agora já podemos reciclar os resíduos gerados na nossa produção interna até aos 99%.

SUSTENTABILIDADE NO BMW iX.

Como veículo, o BMW iX define novos padrões na sustentabilidade. Baseado nas emissões de gases de efeito estufa no decorrer do ciclo de vida do veículo, o BMW iX gera 45% menos emissões em comparação com um SAV impulsionado por um motor diesel – graças à abordagem holística. Medidas como a utilização de 100% energia renovável na produção contribuem para este processo, bem como a compra de matérias-primas de forma transparente ao longo da cadeia de fornecimento. A sustentabilidade é também tangível no BMW iX na forma de materiais naturais e reciclados. A pele do interior, por exemplo, foi curtida utilizando o extrato natural de folha de oliveira e não contém resíduos de cromo. A ilha de controlo da especificação “Clear & Bold” opcional é fabricada em madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC, enquanto o revestimento do piso e os tapetes são fabricados em Econyl. 

RECICLAR.

Utilizamos matérias-primas recicladas e renováveis sempre que faça sentido técnico, ecológico e económico – e pretendemos aumentar significativamente a proporção desses materiais até 2030. No caso dos dois nossos maiores recursos, estabelecemos um fator 4-6 para o alumínio e um fator de 2-5 para o aço. Atualmente, utilizamos cerca de 25% de aço secundário, até 50% de alumínio secundário em certos componentes e até 20% de termoplásticos secundários. Desta forma, estamos comprometidos com a engenharia do ciclo de vida para uma reciclagem eficiente, porque a utilização de materiais secundários reduz consideravelmente a pegada de CO2. 

RECICLAGEM DOS NOSSOS VEÍULOS EM FIM DE VIDA.

Mesmo quando a viagem termina para um BMW, este continua a ser um componente importante da cadeia de valor acrescentado. Afinal, não consideramos os nossos veículos em fim de vida, nem os seus componentes individuais e materiais como resíduos a serem descartados, mas como uma fonte essencial de matérias-primas secundárias. Em 30 países, e em conjunto com as suas empresas de vendas nacionais, já introduzimos regras para a devolução de veículos em fim de vida e oferecemos a reciclagem ambientalmente compatível em mais de 3.000 pontos de recolha. Acima de tudo, queremos assegurar que os nossos veículos elétricos são reciclados de forma transparente. A longo prazo, a mobilidade elétrica não pode contar apenas com os materiais primários, sendo por isso necessário mudar o processo inerente aos recursos. Os nossos clientes têm, assim, a oportunidade de entregar os seus veículos no Centro de Reciclagem e Desmantelamento (RDZ). Neste Centro, além de recebermos veículos em fim de vida, estamos a trabalhar constantemente em novos conceitos e medidas para que possamos continuar a desenvolver os nossos processos de reciclagem. 

100%

A partir de 2020, os nossos locais de produção em todo o mundo comecaram a ser abastecidos exclusivamente com eletricidade oriunda de fontes de energia renováveis. 

SUSTENTABILIDADE EM PRÁTICA NAS NOSSAS INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO.

Fábrica de Leipzig do BMW Group.

A eficiência está em toda a parte - a fábrica do BMW Group em Leipzig é um dos locais de produção de veículos mais modernos e sustentáveis do mundo. Desde 2013, saem destas linhas de produção automóveis com motorização elétrica e chassis de baixo peso em CFRP Esta é a primeira fábrica de automóveis em toda a Alemanha a trabalhar em grande parte com eletricidade gerada por quatro turbinas eólicas construídas para esse efeito no local. Com um inovador parque de baterias que compreende cerca de 700 baterias de alta tensão BMW i3, estamos ao mesmo tempo a adotar várias soluções para obter uma gestão eficiente de recursos e de energia na produção. Em primeiro lugar, estamos a trabalhar constantemente para prolongar a vida útil das baterias. Em segundo lugar, o parque de baterias armazena a energia excedente das turbinas eólicas, quando a oferta excede a procura, e pode então alimentar esse excedente quando o fornecimento de eletricidade é muito baixo. Desta forma, contribuímos para a estabilidade da rede elétrica pública.

Fábrica de Dingolfing do BMW Group.

Um líder, graças a soluções radicais: sendo a maior fábrica de veículos do Grupo BMW na Europa, a fábrica de Dingolfing conseguiu apresentar um decréscimo de um terço no consumo de recursos e nas emissões nos últimos dez anos, graças à utilização de tecnologias e equipamentos de produção inovadores. Nestes empreendimentos, o novo centro de energia conta com geração altamente eficiente de eletricidade e de calor, através da ajuda de uma central combinada de calor e energia (CHP). Esta converte gás em eletricidade e explora o calor resultante do processo como fonte de energia. Graças à central de CHP e a um dos maiores sistemas fotovoltaicos de telhado da Alemanha, a fábrica agora produz quase metade da sua própria energia elétrica. As necessidades restantes são respondidas exclusivamente através de eletricidade ecológica de fornecedores externos de energia. Na gestão e eliminação de resíduos, em particular, é elevada a vontade de obter uma estratégia de sustentabilidade para toda a empresa. A fábrica de Dingolfing alcança também aí valores máximos, graças a soluções de reciclagem eficientes, como a central de prensagem inovadora, com uma impressionante taxa de reciclagem de 99,8%.

Fábrica de Shenyang do BMW Group.

Mais inovações, menos emissões. Juntamente com as nossas unidades de produção na Europa e no Brasil, para as quais já compramos eletricidade produzida exclusivamente a partir de fontes renováveis, a nossa unidade em Shenyang tem a central fotovoltaica mais eficiente do BMW Group até hoje, com um pico de produção de 15,1 Megawatt. 

A RESPONSABILIDADE É A NOSSA FORÇA MOTRIZ.

Com projetos como o “Cobalt For Development”, trazemos a nossa estratégia de sustentabilidade para o ambiente em redor, passo a passo e, portanto, para todas as etapas da nossa cadeia de valor acrescentado. Através das nossas diretrizes, mas também através de apoio e promoção, podemos garantir que os nossos parceiros na cadeia de fornecimento também cumprem, sistematicamente, os nossos elevados padrões sociais e ambientais.

100%

eletricidade verde, contratualmente estipulada com os nossos fornecedores para a produção de células de bateria.  

AS NOSSAS BATERIAS DE ALTA TENSÃO: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO.

Reutilização das nossas células de bateria.

Eficiente até ao último Volt: estamos a recolher em todo o mundo todas as baterias de alta tensão BMW usadas – embora não haja nenhuma obrigação legal para o fazer. Durante a sua “segunda vida”, as nossas baterias para veículos são utilizadas em sistemas de armazenamento estacionário, com os quais temos vindo a equipar sucessivamente as nossas instalações em todo o mundo. Desta forma, estamos a integrar as energias renováveis na rede elétrica, aumentando a sua estabilidade e reduzindo os custos da energia para os consumidores. E estamos a avançar ainda mais em direção à meta de produção local isenta de CO2. O melhor exemplo disto é a fábrica do BMW Group em Leipzig, com um parque de armazenamento composto por cerca de 700 baterias do BMW i3. Como armazenamento estacionário para energias renováveis, estas baterias ajudam a armazenar a energia eólica excedente, que é depois integrada novamente na rede elétrica. Além disso, ajudam também a reduzir os custos de energia da produção.

Reciclagem das nossas células de bateria.

No caso das baterias que tenham excedido a sua vida útil como armazenamento estacionário, estamos também a atingir uma taxa de reciclagem com um crescimento constante relativo aos recursos de valor. Isto permite produzir materiais reciclados de qualidade particularmente elevada para a produção das nossas novas baterias de iões de lítio. Estabelecemos uma parceria com o especialista alemão em reciclagem Duesenfeld para desenvolver um método que consiga atingir uma taxa de reciclagem dos materiais de 96% – incluindo a grafite e eletrólitos. Atualmente, apenas os termoplásticos amolecidos com eletrólitos permanecem após o processo. Atualmente, apenas os termoplásticos amolecidos com eletrólitos permanecem após o processo. 

Eficiência de recursos dos nossos fornecedores.

A criar tendências mesmo antes da produção: como pioneiros na sustentabilidade, a nossa palavra também tem um peso significativo junto dos nossos fornecedores - e fazemos uso dela. Também estabelecemos acordos contratuais com os nossos fabricantes de células de que será utilizada apenas eletricidade ecológica na produção externa da nossa quinta geração de células de bateria. Isto leva a uma redução de cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 até 2030, o que é aproximadamente equivalente à quantidade de CO2 que uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Munique, emite por ano. Como participante no "Carbon Disclosure Project" (CDP), apoiamos os nossos fornecedores na tomada de medidas para reduzir as emissões de CO2 e aumentar a quota de energias renováveis. 

NO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE: MOBILIDADE URBANA.

O nosso objetivo é dar sempre 100% - especialmente quando se trata do prazer de conduzir sustentável. É por isso que estamos a abrir novos caminhos na indústria automóvel com os nossos objetivos empresariais e com a sua implementação - caminhos que também estamos a abrir para os nossos clientes, com a maior gama mundial de modelos elétricos.

Desenvolvemos a BMW eDrive Zone para apoiar a condução isenta de emissões em zonas designadas como baixas emissões ou semelhantes. O que permite a um BMW híbrido plug-in reconhecer automaticamente a zona ambiental e alterar automaticamente o modo de condução para elétrico, isento de emissões. Com o programa BMW Points, pode ganhar pontos por cada quilómetro conduzido em modo elétrico – e duplicá-los em zonas ambientais. Pode visualizá-los e fazer a sua gestão na aplicação My BMW*. Os BMW Points podem ser convertidos em úteis prémios, como permissões grátis de Carregamento BMW. 

4100

serão implementados postos de carregamento para automóveis elétricos nos nossos locais, na Alemanha, até 2021. Isto permite que os nossos colaboradores carreguem comodamente os seus veículos com condições competitivas. Cerca de metade dos postos de carregamento estarão também abertos ao público.