Um mundo próprio: Explorando o Arquipélago Sueco no MINI Cooper SE Countryman ALL4 Untamed Edition.

Björknäs. Siga sempre o seu nariz - esse foi o conselho do pescador no pequeno porto de Björknäs, quando questionado sobre a melhor rota em direcção a Björnö. E de facto provou ser verdade, porque enquanto a área do arquipélago amplamente espalhada a leste de Estocolmo se torna cada vez mais extensa, a rota em Mörtviken aproxima-se da paisagem costeira aberta no Mar Báltico. E isso não é apenas algo para os seus olhos se banquetearem, mas também para o seu nariz. O ar fresco do Inverno nesta região é maravilhosamente fresco, salgado e revigorante. Portanto, é ótimo que o MINI Cooper SE Countryman ALL4 (consumo de combustível combinado: 2,1 - 1,8 l/100

km de acordo com o WLTP, consumo combinado de energia: 16,1 - 15,3 kWh/100 km de acordo com o WLTP, emissões de CO2: 47 - 40 g/km de acordo com o WLTP) podem ser conduzidos localmente sem quaisquer emissões na edição não domesticada, mantendo assim o ar do mar livre de nuvens.


Apenas alguns quilómetros após o arranque em Björknäs, a auto-estrada 222 dirige-se para leste através da reserva natural de Ekobergets, atravessando repetidamente os fiordes cortando profundamente no interior em pontes suavemente curvadas e arejadas. Em Gustavsberg, o desvio conduz ligeiramente para sul na extensa rede de estradas em direção a Ingarö e cada vez mais fundo na paisagem invernal. Com o modelo MINI híbrido adequado para todo-o-terreno, ir em excursões fora de estradas pavimentadas é também uma aventura bem-vinda em busca das típicas casas de madeira suecas em vermelho vivo que se escondem. A cor clássica escandinava utilizada para estas casas deve-se ao elevado teor de cobre nos pigmentos de terra necessários para misturar a tinta.


Com as temperaturas frias e cada vez menos tráfego, as condições das estradas tornam-se cada vez mais invernais. Não há problema para a perfeita combinação de trajectos do MINI Cooper SE Countryman ALL4. O seu motor a gasolina de 3 cilindros com 92 kW/125 cv gerado a partir de uma capacidade cúbica de 1,5 litros alimenta as rodas dianteiras, enquanto um motor eléctrico de 70 kW/95 cv transmite a sua potência às rodas traseiras. Com uma potência de 220 cv no total, o MINI está assim equipado de forma ideal para tudo o que possa surgir. A velocidade máxima em modo de condução puramente elétrico é de 135 km/h.

Há sempre grandes vistas do brilhante gelo branco no alto da floresta em torno do pitoresco lago Fiskmyran.  Tempo para uma breve pausa e sempre tempo suficiente para abrir a tenda do telhado AUTOHOME para dar um olhar relaxado sobre a natureza que nos rodeia. O que antes era quase indistinguível de uma caixa de telhado convencional quando fechada pode agora ser automaticamente estendido para cima num piscar de olhos, abrindo dois fechos de segurança à frente e atrás e com a ajuda de quatro molas de pressão de gás. No interior, tem quase um metro de espaço até ao topo. A chuva e o vento não são motivo de preocupação para si. O material mantém-no seco e bem protegido. O seu piquenique sabe ainda melhor no confortável colchão com cobertura de algodão.


Viajar para a paisagem da ilha do arquipélago sueco não é nada para os despreparados. Isto porque a região diversificada é demasiado acidentada para ter um café ou restaurante em cada esquina. Afinal de contas, é para isso que serve Estocolmo próxima. Aqui trata-se de experimentar a natureza e explorar os animais selvagens fora da trilha turística batida. Enquanto a MINI Cooper SE Countryman ALL4 Untamed Edition continua a sua viagem em direção a Björnö, a rota passa pelo pitoresco Baldersnäs, de onde a linha costeira oferece vistas arrebatadoras em direção ao arquipélago do sul. As ilhas amplamente espalhadas, visíveis daqui, dão-lhe uma ideia de quantos lugares há para descobrir nesta região, mesmo do mar, na estação quente. Por exemplo, fazendo um passeio de pesca ou canoagem - dois dos passatempos mais populares dos residentes suecos. O MINI Cooper SE Countryman ALL4 na edição não domesticada oferece muito espaço para todo o seu equipamento com um espaço de bagagem com um volume de até 1.275 litros.


Ao entrarmos na reserva natural de Björnö, a cobertura de nuvens abre-se para nos dar uma esplêndida vista sobre o Mar Báltico. Os suecos apreciam realmente estes breves momentos de sol, especialmente no Inverno - e exploram-nos de formas que realmente levam algum tempo a habituar-se. Em Björkvik's Båtklubb, no Mar Báltico, ainda há muito espaço para toalhas de praia, mas os degraus até à água gelada estão bem cheios de nadadores e a época balnear nunca parece terminar nesta parte da Suécia. 

Para o aquecimento, recomendamos uma visita ao bistrô Björkvik em frente, com vista para as outras ilhas offshore do arquipélago. Olhando para o azul profundo da água, começamos a compreender porque alguns dos habitantes locais se referem ao seu ponto do mundo como as "Caraíbas da Escandinávia".