Confiante e inspirador: MINI celebra os sucessos de mulheres fortes com a Pat Moss Edition.


Em 1962, a marca britânica alcançou sua primeira vitória internacional no rali, graças ao talento e à paixão de uma heroína moderna de corridas: Pat Moss. A nova MINI Pat Moss Edition para o MINI de 3 portas e MINI de 5 portas é uma homenagem a um pioneiro, à história desportiva da MINI e ao verdadeiro espírito de equipa. Mulheres fortes também desempenham um papel fundamental na formação do sucesso da marca MINI hoje estas são suas histórias.

Munique. No Dia Internacional da Mulher 2022, a MINI se lembra de uma lendária piloto de corrida. Pat Moss fez história no automobilismo em 1962, marcando a primeira vitória internacional no rali para a marca britânica na prestigiada rota Noordwijk - Monte Carlo - Noordwijk, mais conhecida como "Rally Internacional de Tulipas". Sua vitória não apenas deu início à história de sucesso única do Classic MINI em ralis, mas também causou uma sensação em corridas dominadas por homens. "Mossie" e "Wizz", como Pat Moss e sua copiloto Ann Wisdom foram chamados na cena da corrida, conseguiram criar fatos que ninguém poderia ignorar. Em um momento em que os papéis de género eram predeterminados, essas duas mulheres as definiram sem cerimónia. 60 anos depois, a sociedade deu alguns passos decisivos em frente. E mais do que nunca, mulheres fortes da MINI estão moldando o sucesso e a imagem da marca premium britânica.

Stefanie Wurst é responsável pela marca MINI desde fevereiro de 2022. Com sua experiência em gestão holística de negócios e sua formação intercultural, ela está determinada a eletrificar a marca premium britânica e fortalecer a questão da sustentabilidade. "É a própria ideia da MINI fazer uso económico dos recursos e do espaço disponível. A pequena pegada ecológica já está nos genes do MINI, por assim dizer. Quando se trata de sustentabilidade, nossos clientes precisam saber o que estamos fazendo e porquê, para que possam tomar uma decisão consciente", diz Stefanie Wurst sobre sua abordagem. Para ela, a governança corporativa sustentável também inclui valores como diversidade, tolerância e abertura. "Não se trata de favorecer certos grupos, trata-se de construir uma equipa moderna que reflita e entenda bem as comunidades globais em mudança. Uma marca moderna deve ser significativa, positiva e em constante evolução."

Jennifer Treiber-Ruckenbrod está acompanhando este realinhamento como Chefe de Comunicações da MINI e BMW Motorrad. Para ela, a diversidade e a igualdade de oportunidades fazem parte da receita de sucesso da MINI: "Vemos claramente a diversidade como uma força — dentro e fora da nossa organização - a composição adequada das nossas equipas em todas as áreas é um fator chave na criatividade, inovação e, finalmente, no sucesso da marca MINI".

Com seu talento, coragem e paixão, Pat Moss no Classic MINI deixou a competição masculina para trás - e muitos também têm um modelo estabelecido. Agora, uma edição especial leva o nome do piloto de rali que morreu em 2008. A Edição Pat Moss para o MINI Cooper S de 3 portas (consumo combinado de combustível: 6,6 - 6,2 l/100 km; emissões combinadas de CO2: 151 – 140 g/km de acordo com o WLTP) e o MINI John Cooper Works (consumo combinado de combustível: 7,1 - 6,8 l/100 km; emissões

Seu design reflete tanto a tradição de corrida da marca quanto a história pessoal de Pat Moss e Ann Wisdom, e também integra inovações de produtos MINI, como o Multitone Roof. "Quando já há uma história forte, como acontece com a Pat Moss Edition, é um prazer definir os detalhes, combinar os elementos que sublinham essa história, escolher a combinação de cores certas e decidir onde colocar os recursos de design", diz Morgane Bavagnoli, a designer MINI responsável.

Sua própria história na MINI começou em 2010 com um estágio em Munique, com o qual ela ficou emocionada desde o início e que deveria moldar sua carreira. Quase 10 anos depois e depois de trabalhar na Designworks e na BMW, Morgane Bavagnoli retornou à equipa de design MINI. Entre outras coisas, ela foi responsável pelo conceito de cor do MINI Electric Pacesetter. Mais recentemente, por exemplo, ela também desenvolveu o design da decoração e das superfícies interiores para o MINI Countryman na "Edição Nãomed". Seu coração bate por detalhes surpreendentes que até mesmo os fãs do MINI só podem notar à segunda vista. Por exemplo, o principal símbolo da MINI Pat Moss Edition - o gráfico de uma tulipa, que pode ser vista discretamente, mas inconfundivelmente, em muitos lugares. São esses detalhes especiais com os quais designers como Morgane enfatizam o caráter individual de um MINI e contribuem para o sucesso da marca. "Ser designer na MINI é algo especial. A oportunidade de se envolver em projetos e trabalhar completamente diferentes em diferentes níveis - desde o pré-desenvolvimento e pesquisa até a implementação de carros-conceito e séries - é sempre refrescante", diz Morgane Bavagnoli sobre sua motivação pessoal.

Contar histórias como a de Pat Moss também é a paixão de Lina Fischer. No Escritório Editorial MINI, ela trabalha em marketing editorial e na revista MINI Insider. Ela faz parte da MINI desde 2010. A produção editorial em torno da Pat Moss Edition se concentrou no empoderamento feminino em vários aspectos. Uma fotógrafa, uma editora e duas motoristas para as cenas de ação na estrada trabalharam juntas para as filmagens e encenaram a edição, que foi em grande parte projetada por mulheres. "Estou orgulhoso de ter trabalhado neste projeto juntos  numa equipa com mulheres tão fortes e inspiradoras", diz Lina Fischer.

Verena Markart, Gerente de Produto da MINI, também aprecia esse tipo de inspiração em seu trabalho. Para ela, a comunidade MINI, em particular, é sempre um fator-chave em seu trabalho. "Personícias não convencionais, versáteis, criativas e autodeterminadas, para quem a comunidade e novas experiências são importantes, me motivam todos os dias" Para ela, a vitória no rali comemorada pela Pat Moss Edition está ligada à atitude que ainda se aplica ao MINI hoje: "Nascido para competir". O lema completa os Fatos Rápidos sobre o lendário Rally Tulip, que estão listados abaixo dos afundamentos laterais nas paredes laterais da frente: da rota Noordwijk - Monte Carlo - Noordwijk, à distância de 2.500 quilómetros e o veículo, o Mini Cooper, ao seu número inicial 104.

"MINI significa pensar as coisas de forma diferente, e é isso que eu amo em nossa marca", diz Yvonne Schrader, que lidera o gerenciamento de marca, gerenciamento de comunicações e obras de arte da MINI. "Eu associo o sucesso de Pat Moss acima de tudo ao lema "Somente o MINI pode fazer", transformando sonhos em ação. Mossie" e "Wizz" já tinham essa mentalidade. Eles se atreveram a fazer o extraordinário em vez de apenas falar sobre isso."

Com o eufemismo britânico, a copreitriz Ann Wisdom lembrou mais tarde o sucesso no Classic MINI: "Nós não nos víamos como pioneiros naquela época, simplesmente dirigimos um comício". A equipa MINI acredita firmemente que a diversidade é uma força. Uma equipa de jogadores com diferentes origens e personalidades é crucial — o atrito é onde existem novas ideias, soluções, produtos e serviços para a marca MINI são continuamente criados.