Alimentado por água: O Grupo BMW fabrica carros eléctricos com electricidade verde regional

As actualizações do sistema de accionamento e a electrificação resultam numa entrega de energia ainda mais reactiva. Acentuações recentes de design realçam a aura dinâmica e extravagante de ambos os modelos. A tecnologia digital não só optimiza o controlo e o funcionamento, como também proporciona avanços no campo dos sistemas automatizados de condução e estacionamento.


Os primeiros modelos de alto desempenho da BMW M GmbH a disporem de tecnologia 48V.


A última geração de tecnologia de condução equipada no novo BMW X5 M Competition e no novo BMW X6 M Competition marca a estreia da tecnologia de 48V nos modelos de alto desempenho da marca. Um motor eléctrico integrado na caixa compacta da transmissão Steptronic M de oito velocidades fornece até 9 kW/12 hp de potência de transmissão adicional e 200 Nm (147 lb-ft) de binário, funcionando ao mesmo tempo como gerador de arranque montado na cambota. A energia necessária para tal é fornecida por uma bateria de 48V alojada no compartimento do motor. A bateria é carregada através de uma recuperação adaptativa altamente eficiente sob travagem e sobre a ultrapassagem.


A tecnologia de 48V une forças com um novo motor M TwinPower Turbo V8. Para além do seu colector de escape transversal, a unidade de 4,4 litros apresenta agora também um motor de virabrequim reforçado, turboalimentação mais desenvolvida, uma nova conduta de admissão de ar e um sistema optimizado de fornecimento de óleo e processo de separação de óleo. Fornece um torque máximo de 750 Nm (553 lb-ft) entre 1.800 e 5.800 rpm e gera uma potência máxima de 460 kW/625 hp a 6.000 rpm.


A resposta mais acentuada e o carácter de alta rotação do motor V8, juntamente com o impulso proporcionado pelo motor eléctrico, elevam os atributos de desempenho pelos quais os carros M são conhecidos a um nível ainda mais cativante. O novo BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition aceleram cada um de 0 a 100 km/h (62 mph) em 3,9 segundos. A natureza mais efervescente do sistema de condução também pode ser claramente sentida quando se dá uma rápida explosão de velocidade. O sistema de escape padrão M Sport com flaps controlados electricamente acrescenta outra camada à experiência de desempenho com o seu som de condução estimulante. Os novos conversores catalíticos, entretanto, fazem a sua parte para melhorar o desempenho do motor a gasolina em termos de emissões.


Transferência precisa de potência: nova transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, nova aplicação de M xDrive, Active M Differential.


A potência do motor é transmitida para uma nova versão da transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, que oferece uma escolha de três ajustes de mudança tanto no modo automático como manual. As novas características incluem, entre outras coisas, uma configuração retardada e uma acção de turno mais acentuada.


Além disso, a experiência de desempenho distinto oferecida pelo novo BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition é uma versão recentemente adaptada do sistema M xDrive all-wheel-drive, que se junta ao diferencial Active M no eixo traseiro. O menu M Setup permite ao condutor mudar da configuração padrão 4WD para o modo desportivo 4WD, o que torna possível executar desvios controlados através da divisão da potência com uma inclinação distinta da roda traseira.

Configuração precisa do chassis oferecendo um desempenho supremamente garantido.


A estrutura da carroçaria e as fixações do chassis têm um design excepcionalmente rígido, assegurando o manuseamento de ambos os modelos com a combinação da assinatura M de dinamismo, agilidade e precisão. Os sistemas de suspensão e amortecimento também lhes permitem oferecer uma amplitude excepcional de capacidade, desde a desportividade exterior até ao conforto a longa distância. Os valores de toe-in no eixo traseiro foram modificados para uma estabilidade ainda maior a alta velocidade.


A especificação padrão inclui suspensão M profissional adaptativa com amortecedores controlados electronicamente e estabilização activa do rolo. Uma aplicação modificada da caixa de direcção resulta numa relação de direcção M Servotronic que é ainda mais conducente a uma dinâmica de manuseamento aguçado. Os travões M Compound funcionam em conjunto com o sistema de travagem integrado de última geração, numa configuração específica M que apresenta ao condutor dois ajustes de toque de pedal.


Em vez de estar apenas interligado com o DSC (Controlo Dinâmico de Estabilidade) como antes, o sistema de tracção integral M xDrive e o Diferencial M Activo também funcionam em uníssono com a limitação de derrapagem das rodas quase actuadora pela primeira vez na nova Competição BMW X5 M e na Competição BMW X6 M. Isto assegura reacções ainda mais rápidas e precisas às mudanças na situação de condução, juntamente com uma maior tracção.


Ambos os modelos vêm de série com rodas de liga leve M de 21 polegadas na frente emparelhadas com itens de liga leve M de 22 polegadas na traseira. Estão disponíveis rodas de liga leve M forjadas com as mesmas dimensões que os extras opcionais. Incluem uma nova variante num acabamento sólido Jet Black.


Exudindo exclusividade e um aumento acentuado da presença.


O domínio desportivo e uma atitude visual extrovertida são os títulos do design exterior da nova Competição BMW X5 M e da nova Competição BMW X6 M. O aumento da presença deve-se principalmente ao novo design de front-end. Ambos os modelos têm agora novos faróis matriciais LED com controlo adaptativo e farol alto BMW Selective Beam non-dazzling. O desenho dos novos faróis é 35 milímetros mais estreito do que nos modelos de saída. Podem também ser especificados como uma opção como luzes M Shadowline. A grelha renal da BMW é agora toda em preto. As barras horizontais da grelha renal e o emblema do modelo ampliado acrescentam alguns toques atractivos. Além disso, a grelha renal BMW e a entrada de ar central inferior formam agora uma única área preta, em forma de x.


A vista lateral dá um brilho especial à linguagem clara do design dos dois modelos e às suas proporções distintas. As suas tampas dos espelhos exteriores e o spoiler traseiro do Concurso BMW X6 M também estão disponíveis em carbono como opção. Em ambos os modelos, uma inserção difusora proeminente estende-se para baixo na borda inferior do avental traseiro. Também fornece uma borda sofisticada para os dois pares de tubos de escape duplos familiares de outros modelos M. O BMW X5 M Competition utiliza agora elementos guia de luz em fibra óptica em forma de x para as suas luzes traseiras e luzes de travão, proporcionando outra atracção de rotação da cabeça na extremidade traseira.

Moderno, digital, exclusivo: M cockpit com ecrã curvo BMW.


No centro das actualizações de design para o interior do novo BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition está o Visor Curvo BMW, que dá ao cockpit M-typical um toque moderno e exclusivo. É formado por um ecrã de 12,3 polegadas de informação atrás do volante e um ecrã de controlo com uma diagonal de 14,9 polegadas, com uma única superfície de vidro incorporando ambos. O ecrã táctil do ecrã de controlo permite o controlo digital de numerosas funções, resultando numa redução significativa do número de botões e controlos.


Outras novas características incluem a ampla faixa de acabamento interior em madeira fina Fineline Black com efeito metal de alto brilho, a barra de luz ambiente com retroiluminação eficaz e a adição de um logótipo M ao seu gráfico, mais o volante em pele M com as suas novas pás de mudança de velocidades em carbono. Também podem ser encontrados na lista de equipamento padrão bancos multifunções M, joelheiras, acabamentos em couro Merino de grão fino e o Harman Kardon Surround Sound System. O tejadilho panorâmico de vidro Sky Lounge, o Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound System e um novo Travel & Comfort System são apenas alguns dos extras opcionais disponíveis. Uma vasta escolha de peças de desempenho BMW M específicas de modelos da gama de Acessórios Originais BMW também estão disponíveis para o exterior e interior.


Selecção significativamente alargada de sistemas de assistência ao condutor.


Conforto e segurança no novo BMW X5 M Competition e BMW X6 M Competition são ainda melhorados por uma selecção muito mais vasta de sistemas automatizados de condução e estacionamento. A gama de funções do aviso de colisão frontal padrão foi alargada de modo a reduzir também agora o risco de colisão com ciclistas, peões e tráfego em sentido contrário quando se desliga uma estrada. A função de aviso de saída da faixa de rodagem foi melhorada com a adição de regresso à faixa de rodagem com assistência à direcção. A lista de opções disponíveis agora também inclui características como o Assistente Automático de Limite de Velocidade, a função de aviso de saída, Navegação Activa, controlo de velocidade de rota, reconhecimento de semáforos (não disponível em todos os mercados), o Assistente de Paragem de Emergência e o Assistente de Mudança e Fusão de Faixas de Rodagem.


O novo Assistente de Estacionamento Profissional opcional torna possível controlar as manobras de estacionamento automático para dentro e para fora dos lugares - bem como outras manobras completas que cobrem uma distância até 200 metros - a partir do exterior do veículo, utilizando a aplicação My BMW App num iPhone da Apple. O condutor é capaz de controlar cada manobra a partir do interior do veículo ou remotamente enquanto monitoriza o ambiente circundante do veículo.

Conceito de controlo/operação M familiar, novos serviços digitais.


O conceito de controlo/operação específico M inclui o botão Setup para acesso directo às opções de configuração do motor, chassis, direcção, sistema de travagem e M xDrive. A quantidade de conteúdo mostrado nos mostradores também pode ser ajustada individualmente, bem como o nível de funcionalidade do sistema de assistência ao condutor. Após premir o botão Modo M na consola central, os condutores podem escolher entre as configurações ROAD, SPORT e TRACK.


Além do Ecrã Curvo BMW com leituras específicas M, a última geração BMW iDrive baseada no Sistema Operativo BMW 8 também traz novos serviços digitais para a Competição BMW X5 M e Competição BMW X6 M. O Live Cockpit Professional padrão da BMW também apresenta o visor frontal da BMW e o sistema de navegação BMW Maps baseado na nuvem completo com a função Visualização Aumentada. Sempre que o veículo estiver parado, o condutor e o passageiro da frente podem desfrutar de conteúdos de streaming tanto do YouTube como da aplicação in-car no ecrã de controlo da Bundesliga.


A chave digital opcional BMW Digital Key Plus permite aos clientes bloquear e desbloquear o seu carro utilizando smartphones compatíveis com um sistema operativo iOS ou Android através de tecnologia de rádio de banda ultra larga (UWB). A integração optimizada do smartphone, a funcionalidade de identificação personalizada BMW e um Personal eSIM concebido para a nova tecnologia móvel 5G estão também disponíveis para utilização.