Alimentado por água: O Grupo BMW fabrica carros eléctricos com electricidade verde regional

Munique / Dingolfing. O Grupo BMW irá alimentar a produção dos novos BMW iX* e BMW i4 elétricos em Plants Dingolfing e Munique inteiramente com hidroeletricidade verde regional. Foram assinados contratos com Stadtwerke München e RWE Supply & Trading para energia a ser fornecida por hidroeletricidade dos rios Isar e Lech. Membro da Direcção de Produção de Milão Nedeljković: "Temos uma visão holística da sustentabilidade. Assim, em vez de nos limitarmos a minimizar as emissões da condução, estamos a trabalhar para reduzir significativamente a pegada de carbono dos nossos processos de produção".


O Grupo BMW já alimenta hoje as suas instalações de produção em todo o mundo inteiramente com eletricidade verde. "O que é novo é o facto de, no futuro, irmos buscar a nossa eletricidade renovável diretamente a fornecedores regionais sediados perto das nossas fábricas", explica Nedeljković. A electricidade verde necessária para a produção de BMW iX* virá das centrais hidroeléctricas de Isar Uppenborn entre Moosburg e Landshut, enquanto a produção do BMW i4 será alimentada pelas centrais hidroeléctricas de Lech em Gersthofen e Rain. A energia que fornecem é também utilizada para fabricar uma vasta gama de componentes para os dois modelos eléctricos, nas centrais do grupo BMW Landshut, Dingolfing e Berlim.


"Os nossos contratos de fornecimento direto acrescentam outro grande impulso às credenciais ecológicas da electricidade verde que utilizamos na produção", sublinha Nedeljković. Mas para além de implementar cada vez mais contratos deste tipo, o Grupo BMW está a aumentar a quota da electricidade renovável ou neutra em carbono que ele próprio produz. Desde 2013, por exemplo, as quatro turbinas eólicas da fábrica de Leipzig têm fornecido toda a electricidade necessária para fabricar o BMW i3*. Outro dos vários exemplos da rede de produção do Grupo BMW é a mais recente fábrica, em San Luis Potosí, México, onde a produção é em grande parte alimentada por energia proveniente de grandes matrizes solares.


Os objetivos energéticos que o Grupo BMW se fixou foram concebidos para o longo prazo. Entre 2006 e 2019, as emissões da produção diminuíram mais de 70 por cento por carro. Prosseguindo, Nedeljković explica: "Queremos reduzir as emissões de CO2 em mais 80 por cento até 2030, para menos de 10 por cento do que eram em 2006".


O Grupo BMW tem uma base sólida sobre a qual se pode basear, tendo levantado a fasquia repetidamente ao longo das últimas décadas em termos de sustentabilidade. A melhoria contínua continua a ser central para a estratégia de reduzir as emissões de CO2 e aumentar a eficiência dos recursos.


Para além de fornecer 100% de energia verde, desde 2020 o Grupo BMW tem vindo a investir sistematicamente na melhoria da eficiência energética - em parte capitalizando as oportunidades da digitalização. A análise de dados já ajudou a tornar a produção mais eficiente, por exemplo com a manutenção preditiva da máquina e com a minimização do número de peças rejeitadas da bodyshop. Para além de reduzir drasticamente as emissões efetivas de CO2, o Grupo BMW compensará na totalidade quaisquer emissões remanescentes (Âmbito 1 + 2) através de certificados relevantes.