Geralmente, quanto maior for a capacidade da bateria, mais tempo se pode conduzir. Mas essa não é a história completa.
As baterias são o componente mais pesado e mais caro na produção de um veículo elétrico. E chega um momento crítico onde uma bateria maior requer um motor mais potente para alcançar a mesma taxa de aceleração - e uma suspensão e travões mais fortes para controlar a velocidade, o peso e a energia. É, portanto, crucial que consigamos um equilíbrio ideal entre o peso e a autonomia para obter a máxima eficiência e eficácia dos recursos que utilizamos.
Em primeiro lugar, evita manter o teu automóvel imobilizado com a bateria totalmente carregada ou descarregada. O melhor é manteres o estado de carga entre 20-80%, particularmente quando o deixares imobilizado por períodos mais longos – e só o carregares totalmente em viagens longas.
Outra medida que deves adotar é minimizar a utilização de carregadores rápidos (CC). Nos casos de elevada utilização é necessária uma carga mais rápida, mas se o teu veículo elétrico for carregado durante a noite, o Tipo 2 é suficiente para a maioria das tuas necessidades de carregamento.
Por fim, evita temperaturas extremamente elevadas e tenta estacionar o teu automóvel em locais com sombra nos dias quentes.
Há vários fatores que podem influenciar a autonomia de um veículo elétrico.
Vento
Velocidade (sobretudo com ventos contrários)
Aerodinâmica
Vidros e teto panorâmico
Temperatura
Densidade do ar (pode afetar a bateria)
Embora os mesmos fatores possam afetar todos os veículos, independentemente do sistema de transmissão, estes têm um efeito muito mais percetível nos veículos elétricos.
As forças motrizes elétricas são muito eficientes por natureza, atingindo até 80% do “tank-to-wheel" (em comparação com apenas 15% para motores de combustão convencionais). Cada alteração ligeira, no entanto, afeta o consumo global. A propósito, a abertura dos vidros e do teto de abrir elétrico panorâmico perturba o caudal de ar, o que aumenta o coeficiente aerodinâmico. Caso pretendas utilizar o ar condicionado, também a eficiência poderá será impactada. Regra geral, nas zonas urbanas é mais eficiente abrir os vidros. Enquanto em autoestrada, é melhor fechares o teto de abrir e os vidros e utilizares o ar condicionado.
Regeneração.
Os veículos totalmente elétricos e híbridos Plug-in podem ambos utilizar os seus motores elétricos para desacelerar e converter a energia cinética de novo em energia elétrica para a bateria. Este processo designa-se regeneração de energia.
Condução com um pedal.
O MINI Electric oferece a opção de condução apenas com a utilização do pedal de acelerador. Se pisares o pedal do acelerador, aceleras o teu MINI Electric. No entanto, quando levantas o teu pé, travas. Isto não é uma travagem de quatro rodas, mas sim uma desaceleração constante que podes amplificar conforme necessário com o pedal do travão.
De modo geral, se quiseres aproveitar ao máximo cada Watt, tenta desacelerar o máximo possível sem utilizar o pedal do travão. Esta geração de energia melhora a eficiência da utilização de energia e assegura que a potência total do teu motor está disponível para a próxima aceleração. Vale a pena dar uma ou duas voltas extra para ter a sensação desta regeneração e não utilizar o pedal do travão.
COOPER SE 3P LCI II BEV 184CV : Consumo de energia (WLTP combinado): 15,3 - 15,8 kWh/100km Emissões de CO2 (WLTP combinado): 0 g/km Autonomia elétrica (WLTP combinado): 226 - 233 km Autonomia elétrica (WLTP Cidade): 296 - 312 km
A condução agressiva - aceleração rápida e travagem brusca - desperdiça energia. Mesmo com a regeneração de energia, o sistema só pode recuperar parte da energia. Se quiseres utilizar a tua energia de forma eficiente, basta relaxar, desfrutar da dinâmica suave, e deslizar pela cidade.
Cada modo de condução afina o sistema de forma diferente para acentuar a economia de energia ou a performance, dependendo da tua seleção. Vale a pena conduzir um pouco para te familiarizares com as características dos diferentes modos de condução e tirares partido das opções. Todos os MINI eletrificados estão equipados com modos de condução.
Antes de iniciares viagem, verifica os postos de carregamento no teu percurso.
Dá uma vista de olhos num mapa de postos de carregamento (por exemplo, do MINI Charging), antes de partires para obter uma visão geral das tuas opções... Inclui tempo no planeamento da tua viagem para o carregamento no teu percurso. Idealmente, podes planear as tuas paragens de carregamento para se adequarem às tuas rotinas - como pausas ou almoçar.
Menos é mais.
Carregar mais uma vez entre 10% a 80% é, normalmente, mais eficiente do que esperar por uma carga completa de uma só vez.
Compatibilidade.
O MINI COOPER SE 3 Portas está equipado com uma tomada de corrente continua (CCS), o que o torna compatível com praticamente qualquer posto de carregamento rápido público na Europa.
Mapa de Postos de Carregamento.
O mapa da rede de postos de carregamento no sistema de navegação de cada MINI elétrico dá uma visão geral de todos os postos de carregamento compatíveis e visualiza todos os que estão ao teu alcance. Permite encaminhar-te para o próximo posto de carregamento em qualquer altura e do modo mais eficiente.
O MINI Charging dá-te acesso a mais de 100 000 pontos de carregamento em toda a Europa. Podes ativar comodamente o processo de carregamento com o teu smartphone (disponível em breve) ou cartão RFID.