O que é um veículo híbrido plug-in?

Um veículo híbrido plug-in (PHEV, Plug-in Hybrid Electric Vehicle) combina um motor a gasolina, um motor elétrico e uma bateria de alta tensão – oferecendo, assim, o melhor de dois mundos. Isto permite a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. A interação entre os dois sistemas oferece também um desempenho e uma potência de aceleração adicionais.

Tal como o nome sugere, um veículo híbrido plug-in pode ser carregado numa tomada, numa Wallbox ou num posto de carregamento público. A eficiência máxima de um híbrido plug-in é atingida com uma bateria totalmente carregada; o que significa que deve dispor de instalações de carregamento em casa e no local de trabalho.

A autonomia de uma condução puramente elétrica com uma bateria totalmente carregada, no caso do BMW 530e, por exemplo, estende-se até aos 66 quilómetros. Tal como acontece com todos os veículos com uma bateria de alta tensão, os avanços tecnológicos irão também trazer um aumento de autonomia nos próximos anos. Durante a recuperação, isto é, sempre que levanta o pé do acelerador, a energia cinética é convertida em energia elétrica transmitida à bateria – como resultado, ganha mais quilómetros de autonomia elétrica.

Como parte da sua estratégia “o poder de escolher” a BMW oferece aos seus clientes uma vasta seleção de veículos híbridos plug-in, numa consciente decisão em favor deste sistema de tração particularmente eficiente.

Um veículo hibrido plug-in é ideal para condutores que procuram a maior versatilidade possível: em primeiro lugar, a tração elétrica para a utilização quotidiana, como nas deslocações diárias para o trabalho, com custos otimizados e de forma mais sustentável. A utilização otimizada advém precisamente das deslocações de média distância percorridas regulamente, onde predominam os quilómetros conduzidos em modo elétrico. Por outro lado, os veículos oferecem autonomia e flexibilidade máximas em longas distâncias como, por exemplo, nas viagens de fim de semana com a família. 


A. Braz Heleno o seu Reparador Oficial BMW Service.